A METAMORFOSE DO JOÃO PATRICK
A vida da borboleta passa por um ciclo que é dividido em quatro fases: o ovo, a larva, o casulo e a adulta.
Primeiro a borboleta fêmea coloca os ovos nas folhas de uma planta, estas folhas geralmente são utilizadas depois como alimento desse inseto quando ele nascer. Os ovos demoram em média de 5 a 15 dias para eclodir e liberar as larvas, que são mais conhecidas como lagartas.
Essas lagartas possuem um corpo comprido e em forma cilíndrica, a cor é variada e algumas delas possuem pelos que podem causar alergia ou queimaduras caso alguém tenha contato. Enquanto lagartas, elas se alimentam bastante, comendo folhas e é dessas folhas que tiram os nutrientes e água necessários para a sobrevivência.
Após esse período, a lagarta prende-se pela parte de trás do corpo através de fios de seda e inicia-se a formação do casulo, nesta fase ela não se alimenta, sobrevive apenas das reservas nutritivas de quando ainda era lagarta. Essa fase dura de uma a três semanas.
Quando a borboleta está completamente formada, a crisálida se abre e a borboleta sai de dentro dela.
Após estudarmos todo este processo, um dos alunos trouxe para o colégio uma lagarta - batizada pelos alunos de “João Patrick”- nós cuidamos dela, demos folhas e semanas depois, ela se fechou no casulo.
Toda a turma ficou muito feliz com essa transformação e ficavam na expectativa de quando a borboleta apareceria. E, após quatro semanas, a borboleta surgiu!
A natureza foi muito generosa com a turma, presenteando-a com essa metamorfose!
#Cadernodeprojetos3
#Bichinhosdejardim
#ByPearson
#Maternal2
#metarmofose
#vemserÁpice