Educação Infantil

É tempo das primeiras descobertas e de estabelecer a percepção do mundo ao nosso redor. Há a estruturação dos aspectos cognitivos, amadurecimento motor e formação dos traços individuais. A Educação Infantil é uma fase única no ciclo escolar e de grande importância para o crescimento humano.

O Colégio Ápice busca oferecer aos seus alunos um ambiente propício e as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento de modo livre e prazeroso, através de muito carinho, atenção e estimulação. Por meio de atividades essencialmente práticas, desafiadoras, dinâmicas e lúdicas, a criança constrói gradativamente seu conhecimento de uma maneira essencial e significativa, sendo pautada pela própria curiosidade.

Com ênfase na interação social, autonomia e responsabilidade, cada aluno recebe uma atenção individualizada e se torna um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, fruto de um trabalho de criação, significação e ressignificação. Nossa proposta pedagógica prevê a valorização dos saberes prévios dos alunos, sendo que suas ideias consistem no ponto de partida para o alcance do objetivo final.

HORÁRIOS

TURMA

Integral

UNIFORME ESCOLAR

Uniforme oficial obrigatório na cor verde

Tênis de solado não escorregadio

Uniforme de Balé para as meninas (a partir de 3 anos)

Collant verde (modelo padrão do Colégio), meia calça e sapatilhas brancas. (a partir dos 3 anos)

MATERIAL DIDÁTICO

Na Educação Infantil, trabalhamos com uma coleção composta por jogos, brincadeiras, teatro, música, dança e muitas histórias, estimulando e facilitando o processo de ensino aprendizagem nessa fase do ciclo escolar. Trata-se de uma proposta que visa despertar o mundo da fantasia nas crianças através de muita diversão, encantamento e aprendizado.

Toda proposta pedagógica do COLÉGIO ÁPICE fundamenta-se na construção do conhecimento e formação de valores. O aluno, ao mesmo tempo em que constrói, apropria-se dos saberes produzidos pelo próprio homem através dos tempos.

Relacionado a esta metodologia, o COLÉGIO ÁPICE adotou um material didático e o acompanhamento pedagógico do Sistema de Ensino Dom Bosco, cuja abordagem é sociointeracionista, adequando-se às nossas propostas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Os conteúdos são introduzidos pelo professor de maneira dinâmica, através de jogos e brincadeiras que estimulam o aluno a pensar, desenvolvendo-o como um indivíduo crítico, capaz de solucionar racionalmente os problemas e de transformar a realidade em que vive. Trata-se de uma proposta que visa despertar o mundo da fantasia nas crianças através de muita diversão, encantamento e aprendizado.

ITENS ADICIONAIS:

O uso diário do uniforme escolar completo é obrigatório. Não é permitido o uso de bonés, gorros, chapéus, óculos escuros e outros acessórios desta natureza nas dependências do Colégio.

A fim de evitar perdas, solicitamos que todas as peças contenham o nome do aluno escrito com caneta permanente ou para tecido. As peças deverão estar bem conservadas e não poderão ser modificadas ou inovadas.

PONTOS DE VENDA

FOCCUS UNIFORMES ESCOLARES

Rua Esther Bueno de Camargo, 79 – Cidade Jardim Contato: (15) 3221-5064 / (15) 99168-0061

ORIGEM CONFECÇÕES

Avenida General Osório, 1079 – Vila Trujillo – Sorocaba Contato: (15) 3233-3305 / (15) 98830-4942

NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO ÁPICE, A CULTURA DO APRENDER ATRAVÉS DO BRINCAR É LEVADA A SÉRIO

Recebemos crianças a partir de um ano e seis meses de idade e a maior parte delas está deixando o lar pela primeira vez.

O COLÉGIO ÁPICE estimula o aluno a se expressar e descobrir o mundo orientado pelo diálogo e interação com os colegas e professores.

Predispomos nossos alunos à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

LINGUAGEM

MATEMÁTICA

NATUREZA E SOCIEDADE

MOVIMENTO

VALORES E PRINCÍPIOS

ARTE

MUSICALIZAÇÃO
(a partir do Mini maternal)

EDUCAÇÃO FÍSICA
(a partir do Mini maternal)

INGLÊS
(a partir do Maternal II)

BALÉ/FUTEBOL
(a partir do Maternal II)

Os alunos da Educação Infantil têm um horário específico de lanche e os alimentos são oferecidos pelo Colégio de acordo com o cardápio mensal. Visando uma alimentação saudável, as crianças serão estimuladas a beber sucos de sabores diferenciados e a comer os itens fornecidos, buscando um cardápio equilibrado quanto aos valores nutricionais.

LISTA DE MATERIAIS

Todo material escolar deve ser identificado com o nome completo e a série do aluno. Solicitamos que os materiais de uso diário sejam repostos sempre que necessário, pois o cuidado e organização dos pertences é de responsabilidade do discente.

Mini-maternal

Maternal I

Maternal II

Jardim I

Jardim II

Período integral - lista adicional

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS

PARA SABER MAIS E PARA ORIENTAÇÕES GERAIS, CONFIRA NOSSO LIVRETO CONTENDO INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO.