ENSINO FUNDAMENTAL I Apresentação

APRESENTAÇÃO

Ensino Fundamental I

O ciclo do Ensino Fundamental compreende diferentes etapas que se sucedem e oferecem uma formação integral aos alunos. Nesta parte do ciclo escolar, os valores ganham ainda mais consistência, a personalidade se consolida. A fase Fundamental compreende as classes do 1º ao 9º ano, período em que o conhecimento adquire novas formas de manifestação na vida prática. A busca da autonomia, atitudes pensadas sobre aspectos do cotidiano, responsabilidade social e ambiental, grandes descobertas sobre conteúdos das várias áreas de conhecimento são algumas conquistas das crianças neste ciclo estudantil.

Após os primeiros ensinamentos básicos, estimulam-se agora as competências e habilidades de cada aluno de uma maneira particular e individualizada. A escola deve ser um local capaz de proporcionar o crescimento intelectual do sujeito e também de sua sociabilidade.

Nesta fase, temos como principal objetivo que o aluno aprenda a construir seu próprio conhecimento de uma maneira autônoma e motivado por sua curiosidade e interesse. Somado a isso, o COLÉGIO ÁPICE preocupa-se em transmitir valores humanos universais, como amizade, respeito e valorização. Para tanto, é realizado um trabalho de estímulo à reflexão, que inclui a utilização de livros, filmes, revistas e jornais, e outros materiais alternativos. O contato com realidades e fontes de informações diversas amplia a capacidade pessoal do aluno e incentiva-o a buscar maior autonomia intelectual.

Há uma seleção cuidadosa dos conteúdos a serem ministrados a fim de que possam trazer o envolvimento do aluno, tendo um significado, estando contextualizado e desenvolvendo as competências básicas no mesmo. No cotidiano escolar são utilizados os mais diversos tipos de tecnologias visando aproximar as situações de aprendizagem da realidade dos alunos, deixando-as mais significativas.

Tendo um papel de mediador e facilitador da aprendizagem, o professor busca ressaltar sempre as potencialidades de cada estudante em suas tarefas diárias, oportunizando um aprendizado mais prazeroso. Tem como principal objetivo transformar o aluno num indivíduo capaz de solucionar problemas e refletir sobre o mundo circundante.